Por que contratar um Designer Gráfico para criar sua identidade visual?

18 de fevereiro de 2010



Há algum tempo atrás , a marca era apenas um mero diferencial, algo que permitisse aos clientes destinguir a sua empresa da de seu concorrente. As marcas muitas vezes eram compostas apenas como um nome. Com o passar do tempo isto mudou drasticamente, a marca hoje é um grande união de idéias, sentimentos, e ela é responsável por gerar estímulos no consumidor. Uma marca bem resolvida é o primeiro passo para o sucesso de uma empresa.

Tratando a identidade visual de sua empresa como o seu maior patrimônio, suponhamos que você prestou um determinado serviço para alguém, e este seu cliente tenha gostado. Seu cliente pode te indicar para outras pessoas, e é o seu nome que está indo junto, sempre.

Identidade é identidade, e não deve ser mudada assim como se troca de roupa, por isso a necessidade de se criar um padrão para tudo. Criar uma marca bem trabalhada, um estudo de cores, tipografias padronizadas, enfim, fazer com que todo o material de sua empresa siga um mesmo padrão reforçar sempre a sua identidade é o primeiro passo para sua empresa alavancar. Lembre-se, design claro e objetivo aumenta drasticamente a qualidade percebida de seus cliente, bem como funcionários.

Todos querem economizar e conter gastos. Você está pensando provavelmente que poderia projetar sua identidade visual ou qualquer material impresso você mesmo. Talvez um funcionário mais criativo ou ainda melhor uma gráfica que fará tudo por você sem custos a mais pela criação, ou ainda quem sabe você conheça alguém que possui um computador de uso pessoal que tem uns programas que "fazem de tudo", de fato, muitos destes “profissionais” são competentes e possuem amplo domínio dos softwares de criação (Adobe Illustrator, Corel Draw, Inkscape, etc), mas é importante destacar que apenas isto não basta. Criar uma marca bonita pode deixar o cliente satisfeito em um primeiro momento, mas se ela não for eficiente, de nada isso adianta.

Estas alternativas são verdadeiras, podem inclusive fazer com que economize, mas realmente como será o resultado final? Estas suas opções são as mais viáveis para sua empresa e estão preocupadas em desenvolver um trabalho sério e profissional que busque o sucesso a longo prazo? E por fim será realmente que você está fazendo uma economia importante que reverterá em gastos e não em investimento?

A identidade visual desenvolvido profissionalmente é sempre um investimento que traz benefícios para a vida de seu negócio. Pense no dinheiro que você gastará para promover sua empresa. E principalmente se sua logomarca não representar verdadeiramente sua empresa, você sabe como a imagem é importante e vale mais do que mil palavras. Então certifique-se que sua empresa possui uma imagem perfeita. Um projeto de identidade visual não é algo que pode ser criado e concretizado de qualquer maneira.
O papel do designer é informar o cliente sobre diversas armadilhas, e indicar o melhor caminho para o sucesso. 

Uma coisa que realmente me tira do sério são aqueles famosos profissionais do design, o “designer sobrinho”. Aquele cliente que sempre tem um “sobrinho fera no computador” que fará mais barato o serviço, e sempre pior, sem qualidade e legibilidade. Será que vale a pena entregar o maior bem de sua empresa (a identidade visual) nas mãos de um amador?

Criar uma marca, não é simplesmente abrir um software de computador e desenhar algo bonitinho.

Um comentário:

  1. Tamira, como o própio nome já diz, identidade visual é um conjunto de elementos que representam um nome, idéia, produto, empresa etc. Já Passou da hora para as empresas pensarem de uma forma mais profissional, e acabarem com o amadorismo! Hoje vemos até embalagens de produtos que são refeitas com um design diferenciado e retomam as vendas chegando até a serem líderes em seus segmentos! O Blog está cada dia melhor, com certeza será de grande utilidade para todos nós! "Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usa-la".Então faça! Bjos. Dudu Travizani;

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