TP… o que?

26 de abril de 2010


Pelo menos uma vez por mês você sente: depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos, ansiedade, tensão, nervosismo, excitação, fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição, raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais, diminuição do interesse pelas atividades habituais, sensação de dificuldade de concentração, cansaço, fadiga fácil, falta de energia, acentuada alteração do apetite, distúrbios do sono, sensação de estar fora do próprio controle, inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada, dor de cabeça, dores musculares, ganho de peso ou sensação de inchaço? RELAXE…você só é mais uma entre as milhões de mulheres que sofrem de TPM!

O que é?
A TPM, também conhecida como tensão pré-menstrual, é um conjunto de sintomas desconfortáveis que atinge grande parcela das mulheres na época da fase lútea tardia, permanecendo até o começo da menstruação.


Sabe aquela sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...? É isso que a maioria das mulheres que tem TPM sente. A TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos.


É claro que nem todas as mulheres sentem os sintomas e os efeitos da tensão pré-menstrual da mesma forma, algumas podem apresentar sintomas pouco significativos, enquanto outras, os efeitos são mais severos. Esses podem interferir nas atividades cotidianas das mulheres.

A TPM não é uma doença orgânica, mas sim, uma síndrome que não existe tratamentos específicos já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher.

Mas muitas vezes a TPM, pode ser amenizada através de cuidados básicos e simples como, por exemplo,  reeducação alimentar, diminuição da ingestão de cafeína, diminuição do consumo de sal e a realização de atividades físicas.

Nesta fase, deve-se dar preferência ao consumo de determinados alimentos como, morango, alcachofra, salsa, aspargo, agrião, banana, batata, pêssego, tomate, etc. Alguns destes alimentos (exemplo: morango e melancia) funcionam como diuréticos naturais no organismo, e outros, como a banana, são riquíssimos em potássio.

Porém, há casos em que a simples mudança na dieta e a realização de atividades físicas não ajudam a diminuir os sintomas em algumas mulheres. Nestes casos, o indicado é procurar um médico (clínico geral ou ginecologista).

E vocês sofrem muito com a TPM? Conte para gente o que você faz para driblar essa bendita siglazinhas (TPM)…. 

3 comentários:

  1. Adorei... muito bom saber disso! Mas no meu caso acho que vou ter que procurar uma aula de box pra dar uma aliviada... hhahaha

    ResponderExcluir
  2. Estou incluída nos 8%... Ai, ai! Ainda bem que não são todas as pessoas que podem ter porte de arma.

    ResponderExcluir
  3. TPM é horrível. Eu tenho quase todo mês. Pra brabeza, uma coisa que ajuda muito é namorar. Pra tristeza, chocolate, infelizmente rsrs
    E como diria a Michele, ainda bem que não temos porte de arma rsrs (me encaixo nos 8% às vezes)

    ResponderExcluir

 
Meu zoOM! © 2012 | Designed by BarbaroDesign