Qual o melhor cão para o meu estilo de vida?

17 de março de 2010

Antes de comprara ou adotar um cão, você precisar levar em consideração o tipo de raça que melhor se adapta a você e sua família e, é praticamente impossível afirmar, que algumas raças são melhores do que outras como cães de estimação. Qualquer dono ou criador considera seu animal o melhor do mundo!

Antes de decidir qual a melhor raça você, uma boa dica é visitar feiras ou exposições de cachorros, pois lá você poderá ver e conhecer de perto cada raça. Saber especificações como tamanho, cuidados, manejo, temperamento, etc.

Quando for comprar o principal aspecto a se analisar é a idoneidade do criador. Às vezes, compramos um cão achando que ficará pequeno e, quando cresce, fica maior do que esperávamos. Quando ganhamos um cão Sem Raça Definida, na verdade, estamos ganhando uma incógnita (?). Não temos como saber de que tamanho ficará ou muito menos como será seu temperamento, porém, os cães SRD também são adoráveis cães de companhia.

Quando for escolher um cão, além da simpatia que você tem pela raça, é muito importante que você leve em consideração o local em que vive e o seu orçamento familiar. Um cão grande não se adapta em um apartamento pequeno e, um salário pequeno, não sustenta um cão grande. Além disso você deve se perguntar se está disposto a fornecer ao novo membro da família alimentação, saúde e higiene adequadas e, principalmente, muito amor e carinho.

Se você tomar uma decisão coerente e sensata, você será recompensado com um companheiro fiel, devotado e um amigo que não pode ser comparado a nenhum outro. 

Tendo como base quatro perfis distintos de donos, alguns especialistas revelam qual a melhor raça de chachorro para cada dono: crianças, esportistas, solteiros sem tempo livre e gente cuja agenda permite dedicação incondicional ao cão.

Veja em qual categoria você se encaixa e boa escolha!

Quem será o dono do cão:
ALGUÉM QUE PRATICA ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES
Perfil de cão mais indicado nesse caso, segundo os especialistas Compensa escolher uma raça "atlética", cujos cães sobressaiam pela boa resistência e o apreço a exercícios físicos – eles se tornam companheiros em corridas e caminhadas.



Raças sugeridas:
BORDER COLLIE 

Altura máxima: 53 centímetros
Comentário dos especialistas: Entre as duas raças indicadas, é definida como a "mais independente". Leia-se: em sua ausência, suportará bem os momentos de solidão. 










PASTOR DE SHETLAND


Altura máxima: 40 centímetros
Comentário dos especialistas: É um cão inteligente, mas mais arredio a estranhos do que o border collie. Se sua intenção for compartilhar de outras companhias enquanto pratica esportes, melhor pensar duas vezes antes de optar por essa raça.














Quem será o dono do cão: UMA CRIANÇA
Perfil de cão mais indicado nesse caso, segundo os especialistas: Procure uma raça que sobressaia pelo temperamento calmo e tolerante, capaz de ignorar os possíveis excessos infantis com a placidez de um monge budista.

Raças sugeridas:
SHIH TZU 


Altura máxima: 30 centímetros
Comentário dos especialistas: 
Por ser menor e mais frágil do que o labrador, esse pequeno cão forma bom par com crianças menos agitadas. Um detalhe que não deve ser desprezado na hora da compra: seus pêlos (longos e lisos) demandam escovação diária.








LABRADOR 

Altura máxima: 55 centímetros
Comentário dos especialistas: Reage bem às brincadeiras infantis (mesmo às menos delicadas) – é, também, fisicamente mais resistente a elas do que o shih tzu. 






Quem será o dono do cão: UMA PESSOA QUE MORA SOZINHA E NÃO DISPÕE DE MUITO TEMPO LIVRE
Perfil de cão mais indicado nesse caso, segundo os especialistas: Mire numa das raças que reagem bem ao se ver sozinhas em casa e exigem menos cuidados.

Raças sugeridas: 
BULLDOG INGLÊS

Altura máxima:
35 centímetros
Comentário dos especialistas: Esse cão encara bem a rotina em apartamento: não ocupa muito espaço e é silencioso em comparação com outras raças. Perfeito, portanto, para uma vida cercada de vizinhos. 





SCHNAUZER (gigante) 


Altura máxima: 70 centímetros
Comentário dos especialistas: Trata-se de uma raça que tira a solidão de letra. Cuidado para não levar as versões "standard" e "anã" (da mesma raça): elas, sim, exigem atenção permanente. Duas vezes maior do que o bulldog inglês, vive melhor em lugares amplos.
Gente, não preciso nem comentar né!!! Os meus são esses "anõezinhos" ai...vivem numa carência!!!



Quem será o dono do cão: UMA PESSOA COM TEMPO LIVRE E PACIÊNCIA DE SOBRA

Perfil de cão mais indicado nesse caso, segundo os especialistas: Cachorros pequenos e dependentes do contato humano. Eles não desgrudam de seus donos, de quem pedem cuidados diários

Raças sugeridas: 

PUG 

Altura máxima: 28 centímetros

Comentário dos especialistas: Raça cheia de manias: detesta ambientes abafados e fica indócil quando embarca em longas viagens de carro ou de avião. 





MALTÊS 

Altura máxima: 20 centímetros

Comentário dos especialistas: O ápice de alegria para esse cão é passar horas a fio nos braços do dono – em silêncio. Ao comprar um maltês, é bom estar informado de que seus pêlos brancos e brilhantes são fruto de escovações diárias.



Agora que você já sabe a melhor raça para seu estilo de vida é só aproveitar o que de melhor esses bichinhos tem a oferecer!!!




0 comentários:

Postar um comentário

 
Meu zoOM! © 2012 | Designed by BarbaroDesign