Entrevista da Semana: Viviane Carvalho - Veterinária

19 de março de 2010

Para fechar nossa semana com chave de ouro, nada melhor que uma entrevista com quem entende do assunto né!! 

A entrevistada de hoje é uma veterinária super simpática que ama sua profissão e lógico os bichinhos!!! 

Espero que gostem assim como eu gostei, com vocês Viviane Carvalho.


Quem é?

Viviane Carvalho tem 27 anos, é graduada em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD).

O que faz?

Trabalha como veterinária em um Pet Shop e o mais legal, atende a domicílio, ela acredita que assim o bichinho fica menos estressado e não precisa sair do ambiente em que está acostumado para uma consulta que às vezes pode ser desagradável.

O que pensa?

Por que escolheu ser veterinária? Tem algum caso engraçado ou curioso sobre a sua escolha?
Viviane:  Na verdade a escolha da minha profissão não foi muito complicada, pois eu tinha a certeza de que faria algo na área de ciências biológicas, então foi mais uma questão de unir a vontade de aprender com o amor que sempre tive com os animais. O mais curioso nesta escolha é que durante a minha infância eu tinha medo de bichos, pois venho de uma família que não tinha animais de estimação, portanto não fui acostumada a conviver com os mesmos. Mas isso não foi impedimento para hoje estar aqui cuidando e amando todo e qualquer animal.

Quando se formou e começou a trabalhar, o seu dia a dia era melhor ou pior do que imaginava? Quais foram às ilusões perdidas e as gratas surpresas?
Viviane: No início me decepcionei muito com a profissão, cheguei a pensar em desistir várias vezes. Trabalhar na área era muito pior do que eu imaginava, principalmente com relação à ética, profissionalismo e remuneração. O mercado de trabalho ainda hoje não valoriza a minha profissão. Mas quando você recebe uma lambida, um carinho ou um afago destes, tem certeza que vem do coração e continua na profissão. A satisfação que sentimos naquele momento é indescritível, e nos faz sentir que toda a caminhada para chegar até aqui valeu a pena. É este amor incondicional que me faz continuar todos os dias.


Qual o seu pet favorito? Por quê?
Viviane: A minha paixão são os cães e os animais silvestres e selvagens. Os cães pela dedicação integral e amor doado a nós humanos, pela inteligência e simplicidade, pois com um olhar eles são capazes de mudar o nosso comportamento. Os silvestres e selvagens pela própria beleza e exuberância.

Qual a maior dificuldade na profissão, o dono ou o cachorro? Por quê?
Viviane: Com certeza o dono, pois eles geralmente não cuidam do animal como deveriam e acham que sabem de tudo. Muitas vezes escondem o que realmente aconteceu, dificultando assim o tratamento. Na verdade muitos não sabem da responsabilidade que vem ao ter um animal. E, portanto não aceitam mudar hábitos e outras pequenas mudanças que indicamos em diversos casos. As vezes não querem gastar com o animal, tanto com relação à higiene quanto com saúde. Animal não é brinquedo e muito menos descartável. Ter um animal exige muita responsabilidade e cuidados diversos.

Quais os principais erros cometidos pelos donos de cachorros? O que você recomenda?
Viviane: Dentre os principais erros estão à medicação com remédios de uso humano, que podem levar até a morte do animal; levar o animal ao Médico Veterinário apenas quando este está muito doente, muitas vezes não conseguimos reverter o quadro, pois o animalzinho já chega muito fraco e não temos tempo suficiente para tratá-lo; bater no animal achando que está ensinando-lhe algo, pelo contrário, o animal entende apenas o sistema de recompensa, que é saudável, indolor e não causa irritação a nenhuma das partes; alimentar o animal com comida humana, esta é uma constante no consultório. Recomendo que as pessoas devem se informar com um Médico Veterinário, antes de terem um pet, para não cometerem erros que podem ser fatais aos animais. E levá-los pelo menos duas vezes ao ano para consultas de rotina; NUNCA medicar o animal por conta própria; assim que detectar algum sinal de doença levar ao Médico Veterinário para que este possa ajudar em tempo hábil; ensinar o que pode e o que não pode ao animal com sistema de recompensa e não agredindo, pois isto é crime e se enquadra na Lei Federal 9605/98  Decreto - Lei 24.645/34; dar a alimentação correta para cada espécie animal e que tenha boa qualidade, pois no mercado existem opções não muito qualitativas.


Qual o pior caso que você já atendeu? E qual o mais curioso?
Viviane: Talvez um dos piores casos que já chegaram para mim, foi uma cadelinha que fugiu e alguém a prendeu num cômodo em construção sem comida e nem água, e a pobrezinha passou tanta fome que começou a se alimentar da própria patinha para não morrer. A patinha teve de ser amputada. Mas apesar da triste realidade vivida pela cadelinha, ela sobreviveu e foi adotada por uma família que ouviu seu choro, fez o resgate e hoje lhe dá muito amor e carinho.
O caso mais curioso que já atendi, foi uma pata que era criada num apartamento e vivia como um cachorro atrás da dona. Neste caso a consulta foi de check-up mesmo.


Por que é necessário levar sempre seu cão ao veterinário?
Viviane: Primeiro por se tratar de um ser vivo que exige tanto cuidado como nós seres humanos, mas o principal é para manter a saúde, pois existem doenças que são silenciosas e podem passar despercebidas pelos donos, e quando diagnosticadas, pode já não haver mais tempo para o tratamento.

Quais os cuidados básicos que se deve ter com um cachorro?
Viviane: Dentre os principais cuidados destacam-se os cuidados com a saúde, como vacinas, vermífugos, exames de controle; a higiene, levar para o banho semanalmente, manter o local onde urinam e defecam sempre limpo, pois animal também não gosta de lugar sujo; cuidados com a alimentação, tipo de ração, a qualidade da mesma; e qualquer dúvida procurar um Médico Veterinário, pois este é o único profissional capacitado para tirar toda e qualquer dúvida sobre os animais.

Digamos que você acabou de comprar ou adotar um cachorro, como escolher um bom veterinário? Quais seriam suas principais perguntas?
Viviane: Da mesma forma que escolhemos nossos médicos, devemos procurar indicações de amigos, familiares e pessoas da nossa confiança, pesquisar sobre profissionais também ajuda, mas a sua decisão deve ser tomada ao conhecer o Médico Veterinário, pois é uma relação de confiança. Deve-se perguntar sobre o estado de saúde em que o animal se encontra, sobre os cuidados básicos citados anteriormente, e o que se deve fazer em casa para adaptar o ambiente à chegada do animal.

Se você tivesse que escolher hoje, novamente, após alguns anos de profissão, ainda escolheria a veterinária?
Viviane: Com certeza, porque é um trabalho gratificante e que envolve um amor incondicional, quem experimenta uma vez não abandona jamais. É como sempre digo para as pessoas “Respeitar os animais é dever de todos, amá-los é privilégio de poucos”. Tenho muito orgulho da minha profissão e da minha relação com os animais, com eles aprendi o verdadeiro sentido do amor, doar sem esperar nada em troca.

Você acha que para ser um bom veterinário basta gostar de animais?
Viviane: Gostar de animais não transforma ninguém em Médico Veterinário, mas com certeza é um pré-requisito que ajuda bastante durante a graduação. Mas deixo claro que este não deve ser o motivo único de escolha da profissão, pois esta exige muito do estudante e durante os 5 anos de estudo, você terá que passar por situações que não lhe agradam nem um pouco, mas fazem parte do aprendizado..

E ai gostaram da entrevista? Viu como a Viviane é uma fofa, e como é importante contratar um profissional realmente experiente na área para que seu bichinho tenha sempre o melhor cuidado e tratamento.

Quem quiser entrar em contato com ela pode ligar para o número (31)8318-2052 ou enviar um e-mail para vivianecarvalho@veterinaria.med.br , ah... além de veterinária ela também é blogueira, para quem quiser conferir http://www.vivivet.blogspot.com/.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Meu zoOM! © 2012 | Designed by BarbaroDesign