O que um Designer Gráfico faz?

16 de fevereiro de 2010



A gente sempre escuta falar de design isso, design aquilo…mas afinal de contas, o que é design gráfico? É fazer logos? É saber mexer no Photoshop? É ser artista? Sim, e não. Vou tentar explicar usando diferentes fontes de pesquisa o que vêm a ser – exatamente – design gráfico...

"Design Gráfico não é só um belo desenho. Design Gráfico é um belo desenho, com um sentido e uma tarefa a cumprir." Chico Homem de Melo.

“Um designer gráfico trabalha num escritório muito louco, com um laptop numa mão e uma raquete de ping-pong na outra. Aham – isso seria o que você veria na TV. Na realidade, um designer gráfico trabalha para um bando de diferentes empresas, organizações e humanóides que chamamos de clientes. Cada um destes mencionados precisam comunicar uma certa mensagem a certas pessoas que chamamos de audiência-alvo (nada de dardos involvidos). Designer gráficos fornecem essas soluções criando coisas visuais, como pôsteres, logos, capas de livros entre outros. Mas como a tecnologia muda sempre, muda também as “coisas” que os designers gráficos criam. Hoje em dia, designers gráficos também estão criando websites, animações (por exemplo, títulos de shows da TV) e muito mais. Céus, até o termo designer “gráfico” está ficando obsoleto por causa de novas tecnologias.” (O que nos céus é design gráfico?)

Em resumo, um designer gráfico precisa ser interdisciplinar: precisamos saber de tudo, desde como que é feito o papel até como que o hambúrguer é preparado. Mesmo. Um designer gráfico pode trabalhar em todas as áreas, portanto têm que ter uma noção de todas estas áreas. Um designer ignorante é como um economista que não sabe contar.

O trabalho dos Designer Gráfico está inserido no cotidiano da sociedade através de marcas, logotipos, símbolos, embalagens, livros, jornais, revistas, posters, folhetos, catálogos, folders, placas e sistemas de sinalização, camisetas, aberturas e vinhetas de cinema e televisão, web sites, softwares, jogos, sistemas de identidade visual de empresas, produtos e eventos, exposições, anúncios etc.

O designer gráfico é não é artista, mas age como um, passando sentimento para seus trabalhos e capturando a atenção do público para sua mensagem.

Chega a ser seguro dizer que [quase] tudo que você vê, é design gráfico!

Deu para entender ou ainda restarm dúvidas....? Sei que é um assunto complexo,por isso mesmo muitas pessoas desconhecem. Compartilhe conosco suas dúvidas e certezas!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Meu zoOM! © 2012 | Designed by BarbaroDesign