Entrevista da Semana: Luiz Augusto - Designer Gráfico

19 de fevereiro de 2010











Quando solicitei ao entrevistado de hoje que me enviasse uma foto, imaginei que seria um jeito fácil de vocês conhecê-lo, mas lógico que como o bom designer que é não me enviou uma simples foto, mas sim um belo vetor. ADOREI!!!



Gostaria de apresentar a vocês (para que não conhece né!) Luiz Augusto.

QUEM É?

Luiz Augusto do Nascimento, 40 anos é carioca graduado em Design de Produtos pela PUC RIO, possui duas pós-graduações: Metodologia do ensino superior pelo CEPEMG e Gestão em Processos de Produção Gráfica pela Newton Paiva e está fazendo mestrado em educação pela FAE - UFMG - Design do Livro Didático.


O QUE FEZ E FAZ?
                                                  
Trabalhou como Designer de Produtos por quatro anos no escritório Índio da Costa na equipe de desenvolvimento de produtos. No fim do ano 2000 foi trabalhar na Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus, na Bahia, com editoração e web design, ficou lá por dois anos. No início de 2002, se mudou para Belo Horizonte e começou a dar aulas no curso Técnico de Design Gráfico do Senai (CECOTEG) enquanto desenvolvia projetos de identidade visual em sua empresa (Drop Design). Em 2006 saiu do Senai e começou a dar aulas no curso superior de tecnologia em design gráfico da Una (Unatec). Atualmente e programador visual do Cefet-Mg e professor da Unatec.



O QUE CRIA? (clique na imagem para ampliá-la)














O QUE  PENSA...                                    

Para você, o que é Design Gráfico?
LUIZ: Representação gráfica de uma idéia.

Você tem alguma preferência, alguma área de maior interesse?
 LUIZ: Identidade Visual, Embalagens, Tipografia.
 
Qual a importância de se ter uma formação superior em Design?
LUIZ: Na verdade uma formação superior é sempre boa para abrir a cabeça e adquirir novas formas de olhar o mundo. Quanto mais próxima do design, melhor.

Qual o grande diferencial para um designer?
LUIZ: Saber onde encontrar informação.

Em sua opinião, designers são somente aquelas pessoas formadas em design ou todas aquelas que se aventuram pela área?
LUIZ: Se aventurar soa muito superficial... Acho que aquele que se aprofunda na área independentemente de sua formação pode trabalhar com design. É claro que uma formação nas áreas de design, comunicação e artes ajuda...

Para você qual a maior diferença entre um Designer e um operador de software?
LUIZ: O operador sabe executar e o designer sabe por que deve executar daquela forma...

Fale um pouco sobre seu processo de criação, inspiração e pesquisa?
LUIZ: A parte mais importante e complexa do trabalho é interpretar o chamado
"briefing", ou seja, os objetivos da comunicação visual. A partir disso, conceituamos a linguagem visual e buscamos os elementos visuais para a composição (cores, formas e tipografia). Depois vem a famosa parte da "transpiração", que é conjugar os elementos compositivos e experimentar as diversas possibilidades ajustando as proporções. O que
chamamos "inspiração" na verdade é um pequeno detalhe que vai fazer o "feijão com arroz" ficar apimentado.


O que você faz para se atualizar?
LUIZ: Muita pesquisa principalmente na internet. Gosto de colecionar fontes de informações.

Quais programas você usa para desenvolver seus trabalhos? Quais indica e quais nunca nem sobre tortura usariam?
LUIZ: A questão do software deve ser discutida com cuidado. Software é ferramenta de produtividade. Para um software desempenhar bem o seu papel, é preciso um sistema operacional estável, rápido e seguro, características que não encontramos em 90% das máquinas do planeta...Hoje utilizo o Linux Ubuntu como sistema operacional e os seguintes
softwares: Scribus para editoração, Gimp para tratamento de imagens,Inkscape para ilustração vetorial e Openoffice para coisas de escritório. Soluções de código aberto (free) que oferecem saída profissional. Não usaria softwares que me deixariam na mão na hora de finalizar um arquivo... aquele tipo de software que "o rapaz da gráfica mexe e todo mundo mexe" e importa daqui, salva como tiff (ouviu falar que tiff é melhor que jpg) imprime e... pixels!


Qual sua cor favorita? Por quê?
LUIZ: Verde. Pelo planeta.

Qual sua família tipográfica preferida? Por quê?
LUIZ: Na verdade vivemos grandes romances com as famílias tipográficas. No momento estou envolvido com a superfamília Thesis, de Lucas de Groot.

Quais livros você indicaria para quem queira ampliar seus conhecimentos?
LUIZ: Acho que um livro importante é "Historia do Design Grafico" do Philip Meggs, porque dá um panorama geral da comunicação visual na história da humanidade. Um bom livro sobre o desenvolvimento de um projetos é
"Briefing: a gestão do projeto de design" de Peter L. Phillips. E um bom livro sobre tipografia é "Elementos do estilo tipográfico" de Robert Bringhurst.


Qual dica você daria para quem acabou de se formar e ainda não possui experiência?
LUIZ: A melhor maneira de se ter experiência é tendo experiência... Acredito que vale a pena procurar uma ONG séria e útil à sociedade e oferecer o trabalho de designer. É uma forma de fazer com que o design seja útil e começar a montar um portfólio.

Qual a importância do design gráfico para uma empresa?
LUIZ: O design gráfico é o caminho da comunicação visual de uma empresa. Desde a sinalização interna que diz  "almoxarifado" até os cartazes de  uma campanha qualquer devem ser projetados para transmitir uma mensagem com a personalidade da empresa. Essa personalidade é interpretada pelo designer e aplicada em todas peças gráficas. Por isso, a estratégia de design é fundamental para a imagem institucional da empresa.

O que você acha sobre a não regulamentação do Design?
LUIZ: Acho que efetivamente não faz muita diferença... Não vão procurar um designer ou deixar de procurar porque não existe um conselho regional de design. Os designers sempre sofrerão com a concorrência de todos os que acham que fazem design, desde os que "mexem" nos softwares aos jornalistas, publicitários, arquitetos e artistas plásticos. Tudo hoje é design. Tem até uns cursos por aí de "design de sobrancelhas"...

Como você considera o mercado de trabalho para o Designer Gráfico?
LUIZ: É muito concorrido porque todo mundo acha que faz design. Se por um lado tem muita gente fazendo design, por outro, tem muita gente ruim chamando de design seu trabalho. Acho que uma das características do designer é a curiosidade e a disposição para aprender coisas novas, por isso acho que os designers de verdade sempre vão dar um jeito de ganhar a concorrência.

O retorno financeiro é compensador?
LUIZ: A questão de se ganhar dinheiro com design depende muito da prática do designer. Se você estuda muito e pratica muito, cria um grande repertório visual e uma grande rede de informações. Quando chega um briefing você é capaz de conceituar com rapidez e executar (se dominar os softwares também) também em um tempo confortável. Se te pagam 200,00 (que seria uma mixaria) por uma marca e você a resolve em uma hora, você estará ganhando 200, 00 a hora! Se demorar um mês para o mesmo projeto, 200,00 por mês... Ou seja, deve-se avaliar o custo benefício do trabalho. A equação é quanto vão pagar e em quanto tempo eu consigo fazer... Infelizmente as pequenas empresas ainda pagam pouco porque acham que o sobrinho poderia fazer o mesmo design com aquele software que todo mundo mexe...

Você acredita que a transição do impresso para o digital é a tendência do Design Gráfico ou haverá uma separação entre designersgráficos x designer digitais?
LUIZ: Na verdade produzimos impressos com ferramentas digitais. Não podemos confundir ferramentas digitais com linguagem e ambiente digital. Acredito que a divisão, ou especialização em design impresso ou digital já é bem clara e as duas modalidades são essencialmente design gráfico.

Como você vê o futuro do Design Gráfico?
LUIZ: O futuro é feito das coisas que construímos no presente. Se nos esforçamos muito para sermos bons profissionais, o reconhecimento chega naturalmente.

.... Fim

Gostaria de agradecer muito pela colaboração do Luiz , acredito que sua entrevista foi muito enriquecedora, e com certeza conseguimos fechar esta semana cujo o tema era o Design Gráfico com chave de ouro!

Ah, vale lembrar que o Luiz possui uma coleção super bacana de camisetas, é ele mesmo quem desenvolve as estampas, "silka" e vende! Para os interessados clique aqui! Para segui-lo no Twitter é só procurar por: minhascamisetas

E vocês gostaram? Não deixem de fazer seu comentários!




2 comentários:

  1. Boa iniciativa,saber o que os profissionais da área tem a nos dizer,sempre nos enriquece.Há questões mais profundas na formação e qualificação de um designer,o primeiro eu creio que seja o bom senso,seguido de bom gosto.Gosto dos posts deste blog,são coerentes,simples e edificantes.Parabéns!
    Alyson Luiz

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista. Além de ser um excelente professor, o luiz Augusto é um grande ser humano. Parabéns pela idéia, Tamira. Seu blog está muito bom!

    Gabriel Pedroso

    ResponderExcluir

 
Meu zoOM! © 2012 | Designed by BarbaroDesign