Entrevista da Semana: Ana Paula Pedras - Personal Stylist

9 de abril de 2010

Como vocês sabem estamos em clima de mudanças radicais... não foi atoa que semana passada falamos dos principais erros de moda e essa semana é dedicada ao SOS beleza, cabelo, unhas e corpo! Pensando nisso nada melhor do que fechar essa semana com  um entrevista exclusiva com Ana Paula Pedras, uma a personal stylist que conheci a um tempinho no evento Day Off, onde tive a alegria de ganhar uma consultoria  de estilo, bem rapidinha, confesso, mas muito proveitosa.




“No início todo mundo achava que eu só organizava armários.”


Quem é?
Ana Paula Pedras tem 23 anos (completa 24 dia 24/04), mora em Belo Horizonte, tem um blog super bacana onde dá dicas de moda e tudo que for relacionado com à imagem. Tem como intuito não ditar o certo e o errado, mas ajudar cada pessoa que a perceber o que funciona e o que não funciona no vestir de cada um. Tanto pro corpo quanto pro estilo.

O que faz?
Estudou Direito, mas trabalha com moda desde 2007. Estudou no SENAC e fez os cursos de Consultoria de Imagem com a Ilana Berenholc. Acredita que a formação como consultora de imagem deve ser construída com cursos em várias áreas, já que não existe uma graduação para a profissão. Estudou etiqueta corporativa, comunicação não verbal, moda, marketing pessoal e mais alguns cursos variados que lhe interessam e que vão complementando sua formação de alguma forma.

O que pensa?

Por que escolheu ser Personal Stylist? Tem algum caso engraçado ou curioso sobre a sua escolha?

Ana: Eu tinha acabado de ter meu filho e queria fazer uma consultoria de imagem para me ajudar durante a fase de “nova mãe”. Pesquisando sobre o trabalho, profissionais e cursos, comecei a gostar muito da profissão. Decidi fazer o primeiro curso sem muita pretensão e me apaixonei! Foi quando decidi que essa seria a minha profissão. Daí foi uma loucura pra começar a trabalhar, aprender como tudo funciona, estudar mais e mais. Não tem um caso engraçado, mas no início todo mundo achava que eu só organizava armários. hehehe

Quando começou a trabalhar, o que mais te chamou atenção? O seu dia a dia era melhor ou pior do que imaginava? Teve fácil aceitação?

Ana: No começo a aceitação foi complicada pra mim. Ninguém entendia direito o que eu fazia, eu me enrolava na explicação e acabava não contando sobre o trabalho. No início precisei de muita disciplina, já que trabalhava em casa e a rotina do trabalho é inexistente! Cada dia você faz uma coisa diferente, depende de horários dos clientes e isso pode ser traiçoeiro. Eu não tinha ideia de como seria meu dia a dia e isso me deixou um pouco perdida. Foi duro criar uma disciplina de trabalho. Como eu trabalhava em casa, virava madrugadas trabalhando e isso acabava me prejudicando. Esse foi um dos motivos de eu ter optado por trabalhar em um escritório e não em casa.

Qual a maior dificuldade na profissão? Por quê?

Ana: O lado administrativo é o mais difícil. Depois que você cria o seu sistema tudo funciona melhor.

Para você, o que é ter estilo?

Ana: Estilo pra mim é ter um jeito próprio de se comunicar. É ter individualidade nas escolhas.

Qual o seu estilista favorito? Por quê?

Ana: Gosto muito de Miuccia Prada. Acho feminina e comercial, mas sem deixar de ter conteúdo. Enxerga muito bem as vontades das mulheres. Admiro.

Onde você busca suas inspirações?

Ana: Em tudo... Pessoas nas ruas, filmes, seriados, novelas, desenho animado, blogs, revistas, arte, livros, decoração, carros... gosto de prestar atenção em tudo! Me interesso por muitas coisas além da moda e isso mantém as coisas mais interessantes. Amo carros, fórmula 1 e decoração, por exemplo.

Quais os principais erros de moda cometidos? O que você recomenda?

Ana: O principal erro é a preguiça! Quando a gente se acomoda com o guarda roupa tudo passa a ficar repetitivo e sem graça! Recomendo fugir do fácil e buscar sempre acrescentar um algo a mais!

Para você menos é mais?

Ana: No meu vestir não. Não sou minimalista. Também não sou exagerada, gosto do meio termo.

Você acredita que cada mulher tem um estilo próprio?

Ana: Acredito que cada um deve buscar seu estilo próprio. Pra algumas isso é natural e pra outras é necessário um esforço maior.

Qual conselho você dá para as “fashion victim”? Quais os cuidados básicos que se deve ter na hora de montar um look?

Ana: Ninguém precisa usar todas as novidades que aparecem. Pra evitar isso, antes de pensar se “ta usando”, se “ta na moda”, a gente tem que pensar em jeitos diferentes de usar uma coisa que gosta. Pode não ser a última novidade, mas se a pessoa gosta e usa de um jeito bacana, é mais legal do que copiar a última tendência da revista.

Para quem quiser te contratar, o que precisa fazer?
Ana: É só me mandar um e-mail e a gente conversa ;) ana@anapaulapedras.com.br

Você tem alguma frase que defina sua profissão? Algo que sempre fala em seu dia a dia?

Ana: Frase pronta não. Mas acredito que se vestir bem é um aprendizado contínuo. Ninguém nasce sabendo e sempre podemos aprender uma coisa nova.



Posso falar, adorei a entrevista da ANA, quero aproveitar para agradecê-la pela participação, não deixem de entrar em contato com ela, garanto que vocês vão adorar!


E aí o que acharam dessa semana? Ah, tá chegando a hora da minha mudança radical (será?) Amanhã tenho horário marcado no salão Valentina para dar uma repaginada no visual, quem me conhece sabe o medo que tenho de cabeleireiros!!!


Aguardem, logo logo posto como ficou a mudança...

4 comentários:

  1. Oie..
    Conheci seu blog hj e amei!!! Depois quero ver sua mudança radical nos cabelos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Isabella, seja bem vinda! Te espero sempre aqui viu, não deixe de mandar suas sugestões! E de me seguir no Twitter: TamiHalabi.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii a entrevista com a personal stylist Ana Paula Pedras!!
    Te vi no twitter de uma amiga e entrei no seu blog...AMEI!!
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá Branca! Muito obrigada pelo carinho. Fico Muito feliz em saber que você gostou do blog. Espero você aqui sempre! Ah não deixe de me seguir no twitter.
    Bjos.

    ResponderExcluir

 
Meu zoOM! © 2012 | Designed by BarbaroDesign